top of page

Análise no comportamento Cultural x Comercial dentro da Moda e Produtos Infantis.

  • Foto do escritor: Job Integrado
    Job Integrado
  • 22 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Em análise á uma imagem de fonte desconhecida, observa-se um conjunto infantil de bojo em cotton, á venda pela internet. A Cofundadora do site MILC, Débora Regina Magalhães Diniz, fez uma critica em relação á isso, e aos valores culturais e comerciais dentro da moda atual, além de citar os limites entre elas.

No texto, ela busca comparar o fator cultural com o comercial, citando a extrapolação do interesse mercantil sobre a produção de acessórios infantis, além de comentar sobre as leis que precisam se cumprir. Confira no texto abaixo:

"É normal as crianças quererem imitar os adultos, brincarem de “gente grande”, é normal desfilar com as roupas da mãe, do pai, brincar com as maquiagens, com a espuma de barbear, com o celular. O que não é normal é a indústria do consumo ver nisso um filão de mercado e comercializar para crianças produtos que não deveriam fazer parte de seu universo, investindo pesado em licenciados e publicidade. Não é normal uma agência de propaganda produzir imagens de crianças em poses totalmente inadequadas, incentivando a erotização. E, apesar de ler aos montes que a culpa é dos pais que compram, que não dão limites, que levam seus filhos para as agências de publicidade e o blábláblá todo, eu volto à pergunta: por que esses produtos e imagens estão no mercado? Quem é que investe pesado para despertar nas pessoas o desejo de comprar tais itens? Quem fabrica? Quem divulga? Quem controla isso?

Porque, antes de culparmos quem compra, precisamos culpar quem faz. E nada vai mudar enquanto não houver uma regulamentação adequada e, mais ainda, enquanto as leis não se cumprirem! Porque o ECA está aí, o CDC está aí, a resolução nº 163/14 do CONANDA está aí – quem vai fazer valer? No dia em que respeitarem a regulamentação de produtos e publicidade direcionados às crianças, quando existirem sutiãs apenas para adolescentes e adultos e uma criança sair desfilando com um por aí, poderemos dizer que os pais são completamente “sem noção”. Até lá, não dá pra culpar quem compra um sutiã que está na sessão infantil das lojas."

Fonte: MILC


 
 
 

Comments


 Analisando algumas das propagandas destinada a crianças e adolescentes, bem como, suas responsabilidades na formação psicológica, este blog tem como objetivo abordar a mercantilização 
infantil. Através de entrevistas, pesquisas, 

enquetes, fotografias e videos, sendo atualizados semanalmentes. 

Apresentação: 
 POSTS recentes: 
 Siga o projeto: 
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© 2023 por JobIntegrado. Orgulhosamente criado por JobIntegrado

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page